segunda-feira, 19 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA - SEGUNDO MOMENTO - 10/11/2011


A água é o elemento fundamental para a existência de vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie - a água sustenta a vida. Entretanto, apesar de toda sua importância, a água é um recurso que pode acabar e, por isso , exige cuidados em relação à quantidade de uso, à sua qualidade, às suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção.
Para a vida humana, inegavelmente, a água é o elemento mais crítico e importante.


Através deste tema, enfatizamos a importância da água para a humanidade, a necessidade de preservar os recursos hídricos. Relatamos que a água forma a maior parte do volume de uma célula, que ela representa cerca de 70% de seu peso, que uma pessoa de 65 kg, por exemplo, tem 45 kg de água em seu corpo.
O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas.
A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março, tendo como objetivo refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo.
Saber usá-la de forma racional;
Conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade;
Buscar condições para filtrá-la adequadamente. 


Após mencionar a importância da água, falamos sobre a poluição dos rios, ou seja, é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes .
A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.
A partir dessa discussão, mostramos a poluição dos rios Itapicuru Mirim e rio do Ouro da cidade de Jacobina, percebendo desta forma a sua precariedade, sendo o resultado da ação humana.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Através de uma solicitação feita por um aluno, apresentamos um breve resumo do Código Florestal Brasileiro que é um documento que tem por objetivo regularizar o uso das diferentes formas de vegetação no Brasil, a fim de aprimorar o conhecimento da turma e tirar algumas dúvidas.
 Para finalizar, fizemos uma dinâmica, onde os discentes tinham que correr para pegar o objeto que estava no centro do círculo e logo após responder a pergunta feita pelo docente. Desta forma podemos avaliar o que eles conseguiram assimilar no deccorrer da aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário